quinta-feira, 17 de maio de 2012

Os Lucas e o Desporto

Sou descendente dos Lucas, embora não tenha o nome. O meu pai era Lucas Caetano.
O meu bisavô João dos Santos Lucas era chefe de estação dos caminhos de ferro, em Coimbra. Funcionário da CP. Casado com a minha bisavó Celeste d'Oliveira, tiveram 9 filhos. Era pai da minha avó Alice Lucas.
Luís Lucas era o filho mais velho. Presumo que se chamasse Luís Oliveira dos Santos Lucas, e nasceu em 1902, em Coimbra.
Foi o primeiro (que eu tenha conhecimento) a entrar no mundo desportivo. Foi fundador, jogador e dirigente do "União Foot-Ball Coimbra Club", fundado em 1919.

Coimbra era uma cidade marcadamente universitária, e a Associação Académica já tinha o seu clube representativo do seu estatuto social e elitista.
Um grupo de jovens "futricas" do mundo laboral ligados ao comércio e industria da cidade associaram-se e fundaram o seu clube de futebol. O agora conhecido como Clube de Futebol União de Coimbra.

Eis aqui o meu Tio-Avô, Luís Lucas, como jogador da primeira equipa de futebol do União Foot-Ball Coimbra Club, em 1919.

Referenciado no Livro "Coimbra Profunda" - Clube de Futebol União de Coimbra - 1919 - Porque é Preciso ter Memória - 2003", de Júlio Ramos, Diamantino Carvalho e Aurélio Santos.

Transcrevo o início desta entrevista dada ao jornal do Clube:

"Somos uma fôrça e temos uma posição a defender, dentro do desporto local"
"Para a entrevista habitual não recorremos desta vez a nenhum director do clube visado. Preferimos ouvir o sr. Luís Lucas - o sócio fundador que tem o número de honra - por ter a sua acção ligada permanentemente ao União numa obra de vinte e cinco anos que não cansa - em espírito de dedicação e em confiança no futuro da colectividade. Não se pode falar no União de Coimbra, sem se pensar em Luís Lucas...
...Mas o sr. Luís Lucas é ainda uma figura de relêvo em Coimbra, não só pelo seu entusiasmo a favor da causa nobre de todos os desportos, como pelo seu aprumo. Conta gerais simpatias naquela cidade. É membro do Conselho Técnico da Associação de Futebol de Coimbra, lugar para que é reeleito sucessivamente, há muitos anos."

Falo agora do meu Pai - Valdemar Lucas Caetano.
Filho de Francisco Caetano Ferreira e de Maria Alice Lucas. Nasceu em 1931, em Coimbra.
Francisco Caetano (seu pai ) também foi jogador de futebol do União de Coimbra em 1924.
Começou a praticar desporto no Liceu D. João III, jogou futebol na Associação Académica de Coimbra e Basquetebol no Sport Conimbricense.
Tirou o curso de Educação Física no I.N.E.F. em Lisboa. Nessa altura praticava Atletismo, correndo os 5.ooo metros, e jogava Rugby no CDUL. Foi treinador de Rugby e de uma equipa feminina de Basket, além de Ginástica Desportiva e das aulas de Educação Física nas escolas por onde passou.

Dedicou toda a vida à Formação e Ensino da Educação Física e Desporto.




Luís António Lucas - filho de Luís Lucas e Maria Amélia Pereira. Primo de Valdemar Lucas Caetano.
Foi internacional de Voleibol na A.A.Coimbra (na foto o nº 5).
Tirou o curso de Educação Física e foi treinador de Voleibol (de equipas masculinas) e de várias equipas Femininas. Foi por muitos anos o Seleccionador Nacional de Voleibol Feminino.





João Lucas - filho de Luís Lucas e Maria Amélia Pereira. Primo de Valdemar Lucas Caetano.
Também tirou o curso de Educação Física (casado com uma Prof. de E.F. Mª Paula Rodrigues). Actualmente é o Treinador da equipa feminina de Voleibol do S. C. de Braga.





Carlos Filipe Lucas - filho de Luís António Lucas e Maria Helena Sá (também jogadora de voleibol).
Jogou basquetebol na adolescência, tirou o curso de Gestão Desportiva, trabalhou na UEFA e actualmente está ligado ao Futebol nacional.













Será que o mais novo membro da família Lucas, também vai seguir as pisadas dos seus antepassados?
Gabriel Lucas tem agora 1 ano de idade. É filho de Carlos Filipe Lucas e Brigite Loureiro.

8 comentários:

  1. Ora aqui está uma bonita história de uma famila com História. Parabéns por ela. Já tentei por no Face mas não consegui....

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Margarida,
    Achei muito interessante este post!
    Ao mesmo tempo que fala da história da sua família, dá a conhecer um pouco da história do século XX da cidade de Coimbra, particularmente do seu clube de futebol "União de Coimbra", mas não só...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Isabel, beijinhos

    Olá Maria Andrade.
    Como pode ver a minha família tem duas vertentes, a artística e a desportiva.
    Depois de homenagear os Caetanos e as suas criações e música, tinha de falar nos Lucas desportistas.
    Todos fizeram parte da história, seja da cidade de Coimbra ou apenas dos Clubes por onde passaram. De certeza influenciaram algumas pessoas com quem se cruzaram ao longo da vida.
    E para que as gerações mais novas saibam o valor dos nossos antepassados e se orgulhem como eu, aqui deixo estas pequenas homenagens pessoais.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. O Luís Lucas (meu pai) foi o grande responsável pela epidemia familiar de simpatia e paixão pelo União de Coimbra.Contagiou irmãos (João, Raimundo,Joaquim e Xico (morava em frente do campo da Arregaça)) e irmãs (Alice, Adelina, Isabel, Aidé)com a epidemia a alastrar-se irremediavelmente para cunhadas e cunhados. O teu pai sofreu certamente duplo contágio (pai e tio) e certamente que tinha lá uma ou duas costelas de União de Coimbra e ainda outra de Académica. Sei que o teu pai foi decisivo na opção do meu irmão pelo curso de Educação Física e sei que foi o meu irmão que me levou por sua vez para esta vida. Depois de ter sido meu treinador, da Lena e da Paula na Académica.
    Lembro-me bem de fazer alguns estágios em Lamego com a selecção nacional Juniores/92 e com a selecção regional de Braga onde tinha por anfitriões os teus pais. No teu blog está o essencial da vida desportiva dos Lucas. Gostei muito e agradeço-te o carinho. Junto o pormenor da Paula (minha mulher) ser filha de uma das figuras desportivas de Coimbra o guarda-redes da Académica Rogério Rodrigues. E porque a epidemia é mesmo assim, resta dizer que o irmão da Paula, meu cunhado, (não sendo Lucas) também calçou as sapatilhas para a vida e é hoje treinador das equipas de formação do Vitória de Guimarães.
    Beijinho Gui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maravilhosa Epidemia mesmo.....Carlos Lucas.....beijos grandes Gui e tio

      Eliminar
  5. Muito obrigada, primo João, pelo teu comentário tão emocionado e pessoal. Fico feliz por teres gostado, pois era essa mesmo a minha intenção. E ainda bem que acrescentaste mais alguns dados preciosos sobre mais alguns membros da nossa família tão desportiva.
    Parece-me que todos nós, mesmo não seguindo a carreira educativa ou profissional como vocês, por mais ou menos tempo, experimentámos várias modalidades. Eu andei pelo basket, canoagem, e muitas outras, os meus sobrinhos Nuno e João praticaram Judo. E tenho a certeza que todos nós estamos à frente da Tv para assistir aos Jogos Olímpicos, Europeus ou Mundiais de Futebol, NBA, Campeonatos da Voleibol, etc, etc.
    Mais uma vez agradeço a tuas palavras simpáticas e carinhosas, e continua com a tua brilhante carreira de treinador e professor, que o País bem precisa.
    Um grande beijinho para ti e para as tuas meninas.

    ResponderEliminar
  6. Muito Boa Tarde, Ana Margarida.
    Antes de mais felicita-la pela maravilhosa história de vida que compartilhou com o público, especialmente com os adeptos Unionistas. Sou o Gonçalo Paixão, um ex-jogador das camadas jovens do União e atual membro da claque não oficial do clube os "Rambos da Arregaça". Venho por este meio pedir permissão para partilhar esta história de família numa rubrica que se chama " O Baú da Arregaça" em que abordamos a história do nosso glorioso Clube. Também queria perguntar se algum dos seus familiares, visto que fizeram parte da fundação do Clube, guardaram algum equipamento do ano da fundação, ou seja de 1919/1920. Seria de grande importância para o Clube e para toda a Família Unionista poder ter uma foto ou uma replica desse equipamento. O nosso Muito Obrigado. Cumprimentos e saudações Unionistas.

    ResponderEliminar