segunda-feira, 21 de maio de 2012

Maria, neta da Maria

Rui Veloso - Benvinda sejas Maria 

No dia 17 de Maio nasceu a Maria.

A Maria é filha da Catarina Teixeira e do João Oliveira e vivem em Coimbra. Não conheço pessoalmente nenhum deles, mas são minha família por afinidade. A Catarina foi criada por uma Tia-Avó minha, a Tá, dona de uma retrosaria e ama de crianças. A Catarina foi a filha de coração da minha tia. Por isso é minha prima por afinidade.

Há quem não entenda esta minha relação familiar com a Catarina e a irmã dela, a Paula Teixeira. A Paula conheci em criança e brinquei com ela nas tardes que eu passava na retrosaria da Tá.  Fui eu que ensinei a Paula a nadar, recorda ela com orgulho. Eu sou 3 anos mais velha do que ela. Eu tinha 9 e ela tinha 6 anos, nessa altura... Nunca mais nos vimos, mas passados 40 anos reencontrámo-nos ainda que à distância, por enquanto. Descobrimos que no nosso percurso de vida temos muitas afinidades e saudades.

E tal como a nossa Tá (que se chamava Maria) fazemos da nossa família, as pessoas de quem gostamos, mesmo que não sejam nosso sangue, estão no nosso coração. Fomos nós que as escolhemos.

Por isso fiquei tão feliz com a vinda ao mundo da Maria, porque nasceu em homenagem à nossa Maria de Jesus Ferreira (irmã mais nova do meu avô Francisco). Que foi Mãe (sem ser) e será Avó (sem ser). Mas de certeza estará do céu a velar por mais uma bebé...

2 comentários:

  1. São sempre bons estes reencontros. Tal como eu te reencontrei.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Lindo Gui. Uma bonita homenagem. Muito obrigada pelo carinho.

    ResponderEliminar