sexta-feira, 4 de maio de 2012

As minha raízes: Coimbra

É em Coimbra que estão as minhas raízes. Não porque tenha nascido lá, mas porque toda a minha família lá nasceu ou viveu por algum período da vida deles.
Pela parte da família Caetano, descobri recentemente que todos lá nasceram. Da parte dos Ferreira, a minha avó Maria das Mercês é de Aveiro e o meu avô Celestino Ferreira era de Talhadas, Sever do Vouga, mas todos estão sepultados no Cemitério da Conchada.
Sempre gostei desta cidade. Mas este ano descobri que mais do que gostar, eu amo mesmo a cidade de Coimbra.
Não a conheço bem, embora tenha vivido e estudado lá durante um ano. Mas adoro a história desta cidade, das tradições, das canções, dos monumentos, do rio Mondego, da Queima das Fitas, da Rainha Santa Isabel... A Coimbra Antiga que vejo nas fotos partilhadas por quem a conhece melhor do que eu, mostra-me um lugar mágico que eu adorava ter conhecido bem.
Como adorava ter conhecido os meus antepassados, as casas onde viveram, as ruas que percorriam, os lugares onde se encontravam e festejavam. Sim, porque quando os Caetano festejavam era uma festa rija. Com comidas e bebidas e muita música à mistura. Tocavam viola, violino e guitarra, cantavam as canções populares e os fados da época.
Eu nem imaginava tal coisa, mas soube agora que gravaram 24 canções em disco, eram conhecidos e respeitados e foram incluídos nos primórdios do Fado de Coimbra.
Mas mais adiante falarei melhor sobre este assunto.
Coimbra tem muito encanto, por isso este tema vai voltar muitas vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário