quarta-feira, 30 de maio de 2012

Bôlas de Lamego

Guardo as memórias do percurso da minha vida em compartimentos. À medida que mudo, de local de trabalho, de casa, de cidade, de amigos... vou pondo o que fica para trás em gavetas que deixo entreabertas umas, fechadas outras.
Penso que é assim com toda a gente, a diferença é que para algumas pessoas que conheço, essas gavetas estão sempre a abrir e fechar a qualquer momento.
As minhas não, tenho gavetas fechadas há muitos anos, que mesmo sabendo onde estão, permanecem bem arrumadas no sotão.

Acontece que nos últimos 2 ou 3 anos, tenho sido bastante solicitada para abrir as minhas "gavetas de memória" e tem sido bom. Têm surgido lugares e pessoas que eu tinha esquecido ou apenas adormecido.

Lamego é um desses lugares...

Por circunstâncias familiares, vivi em Lamego de 1981 a 1987.

No princípio um pouco contrariada, mas depois (como sempre) adaptei-me.
Gostei da cidade e gostei de conhecer tantas pessoas. O desporto aproximou-me de colegas de Liceu. Joguei basket nos torneios inter-escolares, pratiquei dança-jazz na classe da minha cunhada Maria da Luz, fiz descidas de rio em kayak, caminhadas pelas serras, até ganhei uma taça num torneio de ténis de mesa (a minha única taça)...
Foi também aqui que iniciei a minha vida profissional. Enfim, conheci em Lamego pessoas interessantes, mas que tinham ficado guardadas na memória e lá ficaram. Mas fiz também amigos para a vida, como se revelaram agora, ao fim de tantos anos.
Reapareceram algumas pessoas há pouco tempo, e reavivaram as cinzas das memórias, fizeram-me concluir que eu até tinha gostado de viver nesta cidade. Fiquei com saudades delas e do que vivemos...

Mas saudades, saudades, eu sentia das famosas Bôlas de Lamego!!!
E não é que a minha querida amiga Isabel Vouga me trouxe uma Bôla de lá?

Esta já serviu para matar as saudades... Isabel quando voltas a ir visitar os teus Pais???

4 comentários:

  1. olá Guida. Pois ainda bem que gostaste. Elas são deliciosas. Trouxe uma de frango a pedido do meu Miguel. E estava, divina.
    A minha mãe fá-las ainda muito melhores. Pode ser que em junho te possa trazer uma feita por ela.

    E foi um gosto matar-te este desejo.

    beijinhos

    Isa

    ResponderEliminar
  2. E as caminhadas que fizems foram um máximo. Adorei o que fizemos à Lousão. Agora fizeste-me saudades.

    jinhos.

    ResponderEliminar
  3. Isabel
    Estou tentada a fazer uma bôla neste fim de semana. É claro que vou inventar. Depois digo-te se ficou comestível.

    Falas nas caminhadas, e as nossas aulas de dança jazz, o que nos divertíamos...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. é mesmo, guida. dá saudades assim à distância.

    ResponderEliminar