terça-feira, 15 de maio de 2012

Fotografia - Imagens e Visões

"Marlboro Man"
Leonard McCombe foi o autor da lendária foto feita para a revista Life em 1949 , que mostra o capataz de um rancho, de 39 anos, com um cigarro na boca. A imagem inspirou a campanha publicitária promovida pela fabrica de cigarros Philip Morris, que na época procurava uma nova imagem para a marca Marlboro. Assim, em 1954, nasceu um ícone chamado "Marlboro Man". A campanha é tida como uma das mais brilhantes propagandas de todos os tempos.


Sebastião Salgado e a menina sem terra
Este é um dos mais conhecidos retratos de Sebastião Salgado, publicado em 1997, na capa do livro “Terra”. A foto que mostra o olhar sofrido de uma menina foi feita em 1996, num acampamento de Sem-Terra em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná. Na época Salgado dedicou o livro às milhares de famílias de brasileiros sem terra que sobrevivem em acampamentos improvisados às margens das rodovias.
  Foto de Steve McCurry - A fotografia mundialmente conhecida da “menina afegã”, tirada em 1984.

Este belo retrato de Marilyn Monroe aos 20 anos de idade foi feito por Andre de Dienes

Nascido em 1913 na Transilvânia (atual Romênia), Andre saiu de casa aos 15 anos após o suicídio de sua mãe e viajou por toda a Europa, antes de residir na Tunísia, Norte da África, onde fez biscates, aprendeu a pintar, e comprou sua primeira câmera, uma Retina 35mm. Em 1933 de Dienes foi viver em Paris onde comprou sua primeira câmera Rolleiflex. Começou realizando fotos para diversos jornais, incluindo o L´Humanité (um jornal comunista) e trabalhou para a Associated Press até 1936. Em 1938, com a ajuda de Arnold Gingrich, editor da revista Esquire, ele emigrou para os EUA e se estabeleceu em Nova York para trabalhar para a revista Esquire, Vogue, Life e Montgomery Ward. Em 1944 mudou-se para Hollywood onde conheceu Marilyn Monroe, imediatamente Andre se apaixonou por sua inocência e charme, vivendo um romance com a jovem atriz. Andre morreu em 1985.

O pequeno Elvis
Esta foto proveniente do álbum de família mostra o pequeno Elvis, aos dois anos de idade, ao lado de seus pais Vernon Presley e Gladys Love Smith. A família passou por dificuldades financeiras, principalmente quando Vernon, o pai de Elvis, foi preso por falsificar um cheque. Em 1948, aos 13 anos, Elvis se mudou com a família para a musical cidade de Memphis, para em seguida conquistar o mundo. Elvis foi um dos músicos populares da história, com mais de 100 milhões de discos vendidos somente nos EUA.  Elvis Presley morreu subitamente de insuficiência cardíaca em 16 de Agosto de 1977, aos 42 anos de idade.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário