quinta-feira, 10 de maio de 2012

Folha de couve

Mais uma herança dos meus avós. Lembro-me de ver estas taças e pratos no armário da cozinha da minha avó Alice, mas não me lembro de alguma vez terem sido usadas.
Quando era mais nova achava que eram muito esquisitas e até um pouco "parôlas".
Depois apercebi-me que era arte das Caldas da Rainha e ouvi falar com grande deferência da cerâmica Bordalo Pinheiro, que tinha peças ainda mais estrambólicas do que estas Folhas de Couve.
Apercebi-me, toda contente, que tinha uma preciosidade, umas taças Folha de Couve do Bordalo Pinheiro.
Mais recentemente, quando comecei a interessar-me pelas marcas de cerâmica e faiança, fui finalmente confirmar se estas peças tinham a dita marca ou selo da Fábrica Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, e qual o meu espanto: aparece-me esta inscrição (legível apenas numa das taças) tão estranha...
Ohhhhhh que desapontada fiquei... Mas o que será que significa? Serão falsas? Serão cópias? serão modelos de outras fábricas?
Enfim, peço a quem entende melhor destas coisas, uma ajuda para as identificar.
De qualquer modo, eram dos meus avós Alice e Francisco, e isso já lhes dá um valor inestimável!!!


2 comentários:

  1. não te posso ajudar pois não entendo nada disso. Mas em todo o caso a peça que tens é bonita. E tal como tu, também antes as achava pirosas. Mas agora vejo que são giras.

    ResponderEliminar
  2. Isa
    O bom gosto melhora com a idade... digo eu do meu caso...
    Beijitos

    ResponderEliminar