sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Livros e férias

Há muito tempo não me entusiasmava tanto com um livro. Ao ponto de já ter comprado o segundo de uma triologia chamada Millenium...
Este é o primeiro livro da triologia do sueco Stieg Larsson, e devo dizer que estou a adorar ler esta história de investigação, mistério, quase terror, quase policial. Uma história tão envolvente que há anos não sentia aquela adrenalina que não poder parar de ler.
O tempo que passo nos transportes públicos diariamente não chega para matar curiosidade...
Ainda não terminei o 1º livro e já quero ler o 2º, e quero ver, sem falta os filmes. Mas só depois de ler os livros, embora já tenha a imagem dos personagens bem definidos.
Aconselho a todos que gostem de uma história bem contada, cheia de ritmo e mistério!

Este é o segundo, e de nome bem sugestivo...

O terceiro livro é este, mas ainda não o comprei.


E aqui está o trailer do filme, que tenho de ver... parece que já há mais, já feitos (tenho de investigar).

Entretanto, tenho mais 2 semanas de férias que espero passar na praia, e com bom tempo...

I'll be back...



sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Luta contra o cancro de Mama

Hoje peço a todos os Anjos, Santos e Santas, Budas e Chivas... que protejam e ajudem todas as minhas amigas que estão neste momento a enfrentar uma dura batalha contra o Cancro da Mama.
A Lourdes, a Ângela, e a Bia já se safaram e respiram de alívio (controlado).

A Teresa luta há 4 longos anos por um que começou na mama e se espalhou. Vai devagarinho mas vai lutando sem dar tréguas.

A Belita foi operada no dia 6 de Agosto e tirou a mama direita. A irmã gémea, a Bia, tinha tirado a esquerda há 2 anos.

E a Cristina fez hoje o 1º tratamento de quimioterapia.
O 1º de 5 tratamentos que deverão durar até Dezembro.
Está cheia de coragem e armada com a força e solidariedade de toda a família e muitos amigos que se juntaram à sua volta.
Já sabe com o que conta nos próximos 5 dias e está preparada para o que der e vier!


Força Cristina, força Belita e Bia, força Lourdes e Ângela, força Teresa!

Vocês são mais fortes e teimosas do que esse estúpido cancro que ataca à traição.


O trono do Kiko e da Nina

O Kiko agora escolheu um novo "trono" - a estante de livros na sala.
Um sítio bem alto, de onde já tivemos que tirar e afastar coisas que sua excelência derrubava para se alargar.
A minha Mãe diz que ele anda a estudar, a ver se aprende por osmose...
Hoje de manhã a Nina roubou-lhe o trono, "quem vai ao mar perde o lugar". Mas ele não se incomodou, ficou na ponta a ver os meus movimentos matinais.
É um excelente posto de controle e observação (e descanso)... Tá-se bem!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Trabalho ingrato

Há trabalhos muito ingratos e injustificados: do género, estar 3 horas a tirar fotocópias de jornais, que não vão ser vistas por ninguém (ou vistas pelo chefe na diagonal) e que daqui a uma semana vão pró lixo...

Felizmente não é o meu caso actual, pois já o fiz durante anos mas em menor quantidade. 

Mas uma colega minha esteve quase 3 horas em pé, no 1º dia depois de regressar das férias, sabendo que o que estava a fazer (cópias dos jornais do fim de semana + scanear as mesmas cópias) para distribuir por assessores e chefes que dão uma vista de olhos (se derem) e acabou...

Depois vai tudo para o lixo e provavelmente nem sequer vai o papel para o "papelão"...
É triste... é um trabalhão injustificado, muito ingrato e frustrante...

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cerâmicas na Linha - vários exemplos

 Ok, apaixonei-me por esta travessa. A minha sorte é que não havia na minha última visita à loja Cerâmicas na Linha, mas já fiz a minha encomenda...

Já viram que conjuntos de pratos de diversos tamanhos e formatos se podem juntar para uma bela refeição?













Pratos com decoração muito original e em várias cores, branco, verdes, vermelhão...

O motivo tem o nome Juliska e fiquei fã destes pratos, travessas, jarros, etc.







Estes pratos cinzento grês são iguais aos usados por Barack Obama, na Casa Branca. Made in Portugal.
Um orgulho, não acham?

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cerâmica na Linha

 Foi na exposição Montra Nacional que descobri esta louça vendida ao kilo. 

Apaixonei-me logo por uns pratos todos rendilhados e fui informada que toda esta louça era feita em Portugal e apenas para exportação. Principalmente para hoteis, para a Europa e Estados Unidos da América.

Mais tarde fui à descoberta da loja Cerâmicas na Linha, em Carcavelos, num local que eu conhecia bem. Encontrei um espaço encantador para quem gosta deste tipo de coisas. Louça colorida, rendilhada, muito original e com a particularidade de se poder comprar peças soltas e fazermos nós os nossos conjuntos.

Há louça para todos os gostos e feitios.
Fui comprando algumas (poucas) peças de cada vez, mas é inevitável lá voltar. Porque há sempre uma cor mais gira, uma travessa ou tijela que ficou por comprar.

É uma loja óptima para comprar presentes, pois ficam em boa conta.
Além da originalidade, não são muito caros... isso também é importante nos dias que correm.

Recomendo a todos uma visita à loja ou à página no Facebook
Cerâmicasnalinha Lda

Aposto que se vão encantar como eu...

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Prima Odete

Esta semana tive mais uma surpresa que a vida às vezes nos dá. Uma bela e simpática surpresa.
Esta senhora abraçou-se à minha Mãe muito emocionada, pois tinham sido amigas de infância e já não se viam há... séculos.
Eu sem conhecer a senhora, aproximei-me, a minha Mãe disse-me "esta senhora é a minha amiga Odete, que morava na "Barreira" mesmo à frente de minha casa. A resposta deixou-me de boca aberta: "Sabe que sou sua prima? Eu sou prima dos Lucas".

Sim, sim, esta senhora é prima da minha Avó, Alice Lucas.
Explicando melhor, o pai dela (Ricardo Queiroz) era primo direito do meu bisavô João dos Santos Lucas.
A dona Odete Queiroz conheceu as primas todas e descreveu-mas tal e qual eu sabia.
Mais... apresentou-me a filha dela que tem a minha idade, tem mais 2 filhos e mora no Bairro do Brinca, onde vive a minha Tia Maria e onde viveu o meu Avô Celestino Ferreira.

Confuso?
Eu fiquei muito feliz! Agora que ando numa cruzada à descoberta de novos familiares, de modo a construir a minha Árvore Genealógica, heis que, de mão beijada, me aparecem mais uns primos e primas (ou seja, mais umas caras e nomes para completar os ramos da Família).

Vou tentar encontrar uma foto que a favoreça mais, porque ao vivo esta senhora é linda. E não é que se parece imenso com a minha Tia Adelina? A família Lucas nem deve saber disto...

Odeceixe

Tenho da Praia de Odeceixe tão boas recordações.
Quando eu tinha uns 7 ou 8 anos, acampei nesta praia com os meus pais e irmão. Precisamente naquela curva debaixo das casas. Campismo selvagem mesmo.
Tínhamos amigos na vila que se juntavam a nós. Adultos e crianças que nos acompanhavam nas brincadeiras dentro e fora de água.
O máximo era entrarmos do lado do rio e deixarmo-nos levar pela corrente até ao mar...
Havia o restaurante da Dona Xica onde se comiam umas tomatadas alentejanas que me ficaram na memória.
Também me lembro das viagens no 2cavalos de um amigo que fazia as curvas da estrada de tal maneira que eu enjoava sempre, mas era divertido.

Anos mais tarde regressei a esta praia com amigos. Já havia canoas para subir o rio. Mas a Dona Xica tinha desaparecido...
Depois voltei com a minha Mãe e voltei a embalar-me nas águas do rio...

Hoje é uma praia candidata às Maravilhas de Portugal. Um dia vou voltar lá!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Coisas de que gosto... Pratos

Não são lindos estes pratos? Eu quero todos...

Abram-se as gaiolas e as janelas...


Taj Mahal

Taj Mahal é umas das 7 maravilhas do mundo, mas o que poucos sabem, é a história que está por detrás deste inigualável monumento. O Taj Mahal, é não mais do que uma ode ao amor e representa toda a eloquência que este sentimento pode ser.

Era uma vez um príncipe chamado Kurram que se enamorou por uma princesa aos 15 anos de idade.
Reza a história que se cruzaram acidentalmente mas seus destinos ficaram unidos para todo o sempre. Após uma espera de 5 anos, durante os quais não se puderam ver uma única vez, a cerimónia do casamento teve lugar do ano de 1612, na qual o imperador a rebaptizou de Mumtaz Mahal ou "A eleita do palácio". O Príncipe, foi coroado em 1628 com o nome Shah Jahan, "O Rei do mundo" e governou em paz.

Quis o destino que Mumtaz não fosse rainha por muito tempo. Ao dar à luz o 14º filho de Shah Jahan, morreu aos aos 39 anos em 1631. O Imperador ficou tremendamente desgostoso e inconsolável e, segundo crónicas posteriores, toda a corte chorou a morte da rainha durante 2 anos. Durante esse período, não houve musica, festas ou celebrações de espécie alguma em todo o reino.

 Shah Jahan ordenou então que fosse construído um monumento sem igual, para que o mundo jamais pudesse esquecer. Não se sabe ao certo quem foi o arquitecto, mas reuniram-se em Agra as maiores riquezas do mundo. O mármore fino e branco das pedreiras locais, Jade e cristal da China, Turquesa do Tibet, Lapis Lazulis do Afeganistão, Ágatas do Yemen, Safiras do Ceilão, Ametistas da Pérsia, Corais da Arábia Saudita, Quartzo dos Himalaias, Ambar do Oceano Índico.


 Surge assim o Taj Mahal. O seu nome é uma variação curta de Mumtaz Mahal.. o nome da mulher cuja a memória preserva. O nome "Taj", é de origem Persa, que significa Coroa. "Mahal" é arábico e significa lugar.

Após perder o poder, o imperador foi encarcerado no seu palácio e, a partir dos seus alojamentos, contemplou a sua grande obra até à morte. O Taj Mahal foi, por fim, o refúgio eterno de Shah Jahan e Mumtaz Mahal. Posteriormente, o imperador foi sepultado ao lado da sua esposa, sendo esta a única quebra na perfeita simetria de todo o complexo do Taj Mahal.


 Após quase quatro séculos, milhões de visitantes continuam a reter a sua aura romântica... o Taj Mahal, será para todo o sempre um lágrima solitária no tempo.

 Texto do site Obvious