segunda-feira, 4 de junho de 2012

Roxo, púrpura, violeta, lilás

Hoje é dia de Roxo
O roxo combina a estabilidade do azul frio com a energia de vermelho quente, dois opostos muito fortes, por isso tem propriedades tanto quentes quanto frias: roxos avermelhados são quentes enquanto roxos mais azulados são frios.
É sempre associado a realeza. Simboliza poder, nobreza, luxo, e ambição.
Transporta riqueza e extravagância.
É a cor da sabedoria, dignidade, independência, criatividade, mistério, e magia.
O púrpura é uma cor muito rara na natureza e por isso algumas pessoas consideram ser artificial mas ela tem um lugar especial, é o púrpura da alfazema, das orquídeas e das violetas.
O púrpura representa o meio entre o céu e a terra, entre paixão e inteligência, entre amor e sabedoria.
  • No contexto ocidental, é a cor da nobreza e da inveja
  • No esoterismo é a cor da iniciação
  • Na Tailandia é a cor das viúvas.
  • No catolicismo é a cor usada pelos bispos e por alguns padres durante a quaresma simboliza também a penitencia.

Tudo isto para dizer que adoro esta cor e suas tonalidades. Gosto de combinar e contrastar o roxo com verde ou amarelo. Gosto de roxo na decoração. Encontrei no blog "Jeito de Casa" estas fotos que me inspiraram este post.
 Quem não gosta do cheirinho a alfazema dos saquinhos para pôr no meio da roupa...
Quem nunca teve em casa um vaso de violetas?


3 comentários:

  1. Olá. Gosto deste tom de fundo roxo. É destas tonalidades a que mais gosto. tenho uma t-shirt desta cor, talvez um pouquinho mais claras. As decorações que aqui apresentas são lindas. Só que não era capaz de pintar nemhuma parede dessas cores. Mas que ficam lindas, isso eu acho que sim.

    beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. e adoro violetas, de todas as cores.

    ResponderEliminar
  3. Isa, tenho uma parede do meu quarto pintada de lilás e adoro. É a parede mais bonita da minha casa, ahahahah. Ainda me atrevo a pintar o quarto todo. Fica muito bem o contraste das cores, eu gosto muito.
    E estes tons nas flores então...
    Beijinhos

    ResponderEliminar